Análise de Risco dos Projetos

Publicado em 10/08/2016 12:09:09



A análise de risco dos projetos tem como foco ajudar a entender e reduzir a fragilidade dos nossos sistemas de captação, gerenciamento e utilização de água para o consumo da população e para a promoção do crescimento econômico industrial e agrícola do Estado do Ceará. Além disso a análise de risco de novos projetos de água que serão implantados no Ceará buscará identificar e avaliar o impacto estratégico dos novos projetos na infraestrutura já existente no Estado.

Visa a redução do risco através do melhor uso da água subterrânea, buscando aumentar a utilização eficiente dos aquíferos para alongar o tempo de utilização dos recursos hídricos do Ceará dando uma maior perenização dos recursos disponíveis hoje.

Busca avançar na análise de risco dos programas de previsão de chuvas de longo prazo (maior que 6 meses), visando a previsão com bastante antecedência de distribuição de chuvas no Estado do Ceará, tanto no tempo quanto no espaço bem como na quantificação de chuvas que ocorre a cada ano.

Estudo para redução de risco visa integração versa e reversa das bacias hidrográficas, com sistema otimizados para captar na região que chove, mais água do que é captada hoje. Normalmente chove mais no litoral do que no interior do Estado. Mas mesmo assim a água que abastece Fortaleza vem do interior a mais de 200 km de distância. Criar mecanismo para captar mais água onde chove e levar para o interior no período chuvoso, poderá dar mais robustez e confiança ao sistema.


Francisco Nepomuceno Filho