O Instituto Água na Comunidade

Publicado em 11/08/2016 15:02:22



É propriamente não valer nada não ser útil a ninguém.
René Descartes.


A razão de ser de qualquer ser, pessoa ou instituição é fazer-se útil, cumprindo sua missão natural, individual ou institucional durante sua existência. Consciente dessa premissa existencial, o INSTITUTO ÁGUA (IA), estabeleceu como sua missão “a defesa, a promoção e a realização de ações estratégicas que propiciem condições adequadas à oferta, uso, reuso, conservação e gerenciamento racional e eficiente da ÁGUA, e contribuam para a sustentabilidade ambiental, econômica e social do Ceará”.

Em sua atuação, o IA priorizará o espaço geográfico do Ceará, seu ambiente e seu povo, em sua permanente busca de meios que lhe propiciem melhores condições para conviver com a carência e a irregularidade temporal e espacial de água, para viver, gerar riquezas e convivência social. Somente fazendo-se útil à sociedade cearense o IA cumprirá sua missão, e somente essa sociedade poderá lhe atribuir valor.

Ao escolher “O INSTITUTO ÁGUA NA COMUNIDADE” como um dos temas estratégicos, o IA busca inserir esse princípio na sua prática, pondo as necessidades do povo e do meio ambiente cearense como foco para sua ação estratégica, bem como, praticando os valores de TRANSPARÊNCIA e COOPERAÇÃO, prestar-lhe contas regularmente e envolver a comunidade em suas iniciativas. Só a sociedade cearense atribuindo valor ao IA e o acolhendo, esse terá sua perenidade e sua sustentabilidade assegurados por essa sociedade.

Para desenvolver esse tema estratégico, pretende-se estruturar projetos e campanhas para estimular a participação da comunidade e dos formadores de opinião nas ações do IA, como, por exemplo: escolha do Patrono ou Patronesse do IA, criação do prêmio “Amigo da Água”. Ademais, ações como campanhas para economia e reuso de água e iniciativas do gênero serão concebidas e desenvolvidas com a participação da comunidade.


Raimundo Porto Filho