Pesquisa Científica, Educação e Inovação Tecnológica

Publicado em 10/08/2016 11:53:58



A missão desse projeto do Instituto água é facilitar (promover) a excelência em pesquisa cientifica, educação e inovação tecnológica em gerenciamento e governança dos projetos ligados à água no Estado do Ceará e semiárido nordestino.

O Instituto Água em cooperação com a UFC, UECE e UNIFOR, buscará reunir professores, alunos e interessados para conduzir a pesquisa multidisciplinar, proporcionar experiências educativas inovadoras e facilitar os esforços de divulgação públicas que promovam soluções baseadas na ciência para os desafios de água locais e globais.

Em cooperação com organismos internacionais, o IA se propõe a fomentar cursos para trazer ou envolver especialistas e profissionais internacionais para discutir perspectivas sobre as melhores práticas internacionais e ferramentas de gestão da água.

Em muitos países, as reformas para a gestão eficaz da água são dificultadas por uma partição pouco clara das funções e responsabilidades, fragmentação territorial e capacidade limitada ao nível local. E o Brasil não é muito diferente. De uma forma ou de outra encontramos provavelmente milhares de pessoas envolvidas nesse trabalho, onde as atribuições se entrelaçam dificultando a implantação de ações produtivas que venham resolver os problemas.

Ao discutir conceitos teóricos e casos internacionais, podemos visitar projetos de água locais sobre gestão de inundações moderna, gestão da água urbana e tratamento de águas residuais. Durante estas visitas, haverá um foco especial nas estruturas de cooperação e mecanismos de financiamento. Teremos ampla oportunidade de fazer perguntas e trocar experiências com os especialistas internacionais.


Francisco Nepomuceno Filho