O Instituto

Bem vindo(a) ao nosso portal! O Instituto Água tem por finalidade a defesa, a promoção e a realização de ações estratégicas que propiciem condições adequadas à oferta, uso, reuso, conservação e gerenciamento racional e eficiente da ÁGUA, e contribuam para a sustentabilidade ambiental, econômica e social do Ceará.

Introdução

A água é a substância fundamental para a ocorrência e manutenção da vida. Nesse sentido, a Terra é um planeta único por reunir condições climáticas e geológicas em perfeito equilíbrio para a existência dessa maravilha denominada VIDA. O uso racional e sustentável de Água está longe de ser alcançado facilmente, mas deve ser compreendido como um caminho a ser trilhado continuamente.


Em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água (Anexo I), contendo, em 10 artigos, um conjunto de posturas e atitudes com relação ao uso sustentável da água. O artigo 2º da referida Declaração estabelece: “A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura e a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Art. 3º da Declaração dos Direitos do Homem”.

Em 09 de janeiro de 1997, por intermédio da Lei Nº 9.443, o Brasil instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (Anexo II), tendo por objetivos, conforme estabelece o seu artigo 2º: 
(i) assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos; (ii) a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável; (iii) a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.

Não obstante essas importantes iniciativas em defesa da água, o Planeta e o Brasil apresentam estado de crescente preocupação quanto à oferta e ao uso racional e sustentável da água, para atendimento das necessidades humanas, em todas as dimensões. A ONU estima que um bilhão de pessoas carecem de acesso a um abastecimento de água adequado, definido como uma fonte que possa fornecer no mínimo 20 litros por pessoa por dia a uma distância não superior a mil metros. Essas fontes incluem ligações domésticas, fontes públicas, fossos, poços e nascentes protegidos e a coleta de águas pluviais. Apesar de possuir cerca de 12% de toda a água doce de superfície do Planeta (lagos e rios), o Brasil tem apresentado problemas recorrentes de abastecimento de água em várias regiões. Primeiro, porque a nossa água está mal distribuída, ela se concentra na bacia do Rio Amazonas, onde vive uma parcela pequena da população brasileira. Segundo, nós somos perdulários: 37% da água potável encanada é perdida com vazamentos nas redes de distribuição e ligações clandestinas. E, terceiro, no Brasil apenas 39% do esgoto recebe algum tratamento. O restante vai direto para a natureza.

O estado do Ceará, inserido no semiárido nordestino, sujeito à ocorrência de secas episódicas, e com precipitação média anual na casa dos 800 mm, apresenta uma situação ainda mais crítica, apesar de ser um dos pioneiros em política de recursos hídricos e em implantação de infraestrutura para o armazenamento e distribuição de água.

Nesse contexto, um grupo de voluntários, preocupados com a evolução dos problemas relacionados à dinâmica da oferta e da demanda da água, e interessados em contribuir para o debate e o encaminhamento de questões relevantes à oferta e ao seu uso racional e sustentável, em particular no Ceará, tomou a iniciativa de constituir o INSTITUTO ÁGUA (IA).

Identidade Institucional

O “IA” é uma entidade de pessoas físicas, sem fins lucrativos, com sede na Cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, constituída com a IDENTIDADE INSTITUCIONAL consubstanciada na HISTORIA, nos VALORES e PRINCÍPIOS e na VISÃO DE FUTURO nessa página declaradas:




O “IA” tem por finalidade a defesa, a promoção e a realização de ações estratégicas, que propiciem condições adequadas à oferta, uso, reuso, conservação e gerenciamento racional e eficiente da ÁGUA, e que contribuam para a sustentabilidade ambiental, econômica e social do estado do Ceará.

Valores e Princípios

1.    Paz e Não Violência.

2.    Independência – de partidos políticos, governos, empresas etc.

3.    Pragmatismo – fazer acontecer.

4.    Ação fundamentada no conhecimento.

5.    Cooperação – articular ações em parceria.

6.    Inovação – novas percepções, abordagens, soluções.

7.    Diversidade – valorizar as diferenças.

8.    Transparência – como a água limpa.

9.    Economicidade

10.  Sustentabilidade: ambiental, econômica, social.


Visão de Futuro: "IA 2020"

Ser reconhecido nacionalmente, até 2020, por seu trabalho criativo e por sua contribuição ao debate de temas relevantes relacionados à água.




Membros

José Julio Silveira Sales      João Augusto Araújo Paiva

 Presidente                                Vice-Presidente


Antônio Cesar de Oliveira Silva    Francisco Nepomuceno Flho   Helena Becker   Thereza Christina Citó Rêgo de Sá 

Membros da Diretoria

                              
Felipe de Freitas Munarim     Helder Costa Rebouças    Kennedy Montenegro de Vasconcelos    
Jonas Becker Paiva     Raimundo Porto Filho

Membros do Conselho